Conteúdo

Os maiores erros que você, como investidor, pode cometer

01 de novembro de 2021

Os maiores erros que você, como
investidor, pode cometer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como seres humanos, somos suscetíveis a cometer erros na vida. Somos falíveis. Quando levamos esse fato para o mundo financeiro, as chances de tomarmos decisões erradas aumenta drasticamente, principalmente durante períodos de perdas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por quê? Isso acontece, pois, nosso psicológico, tentando nos “proteger”, acaba contribuindo para sermos incentivados por vieses comportamentais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em nosso newsletter de hoje, iremos abordar os 5 erros que você precisará evitar para ser bem-sucedido na vida financeira.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Investir não é tão difícil quanto parece. O investimento bem-sucedido requer fazer algumas coisas certas e evitar erros graves.”
John Bogle.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Investir em um negócio sem entender.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parafraseando o maior investidor de todos os tempos, Warren Buffet:
"O que um investidor precisa é a capacidade de avaliar corretamente as empresas selecionadas. Você não precisa ser um especialista em todas as empresas, ou até mesmo em muitas. Você só precisa avaliar empresas dentro de seu círculo de competência. O tamanho desse círculo não é muito importante; conhecer seus limites, no entanto, é vital.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é esse círculo de competência? Vamos imaginar que você é um médico e trabalhe na Rede D’or (RDOR3).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Provavelmente, você conheça toda a parte operacional, ou seja, tenha conhecimento de como a empresa funciona, como a diretoria lida com os problemas e quais são as diversas oportunidades de crescimento da companhia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, como existem outras opções de investimento no setor de saúde, você terá uma vantagem competitiva na hora de realizar essas análises.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Podemos dizer que esse setor faz parte do seu círculo de competência.
Mas, é preciso trabalhar em um setor para adquirir autoridade? A resposta para essa pergunta é um simples, não!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estudando bastante sobre o mercado e sobre a empresa, é possível começar a compreender a dinâmica da empresarial.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembre-se: cada companhia tem as suas particularidades, com negócios diferentes, em setores distintos. Por esse motivo, antes de investir em empresas de forma individual, é preciso ter plena compreensão de seus negócios.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, só é possível definir uma queda como oportunidade, se você souber o que a empresa está fazendo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Tentar acertar o olho da mosca.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Muito mais dinheiro foi perdido por investidores preparando-se para correções ou tentando antecipar correções, do que aquele que foi perdido nas correções em si". Peter Lynch.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse erro é um dos mais comuns. Tentar acertar a hora certa de comprar ou vender um ativo, além de ser difícil, pode diminuir muito o retorno da carteira de investimentos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tentar prever o que acontecerá em seguida, é a melhor maneira de comprar na alta e vender na baixa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por mais que muitos tentem antecipar os movimentos do mercado é impossível prevê-lo totalmente e o investidor que não entende isso, provavelmente, perderá dinheiro girando a carteira desnecessariamente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Ser impaciente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.”
Michael Kitces

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um mundo líquido, onde queremos tudo para “ontem”, investir a longo prazo pode ser um dos maiores desafios do investidor. Olhado em retrospectiva, quando pegamos janelas longas, é praticamente impossível perder dinheiro na bolsa. Mas, para isso, terá de aguentar as tensões e a volatilidade de curto prazo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um bom jeito de ficar confortável com a espera, é trabalhar, sempre, com premissas realistas. Olhando para os resultados e se mantendo próximo a empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, é claro, evitando os “atalhos”. Diferente dos jogos, na vida real, os atalhos podem ser muito perigosos e te levar para bancarrota.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Excesso de confiança

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas as pessoas pensam: 'Eu sou mais esperto que o mercado'. Não, você não é. Ninguém é.” Joe Saluzzi

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muito investidores, principalmente os novatos, tomam as decisões de investimento pensando que são mais inteligentes que o mercado. O que nunca é uma verdade. O mercado, sempre foi e sempre será, soberano.
Não confunda excesso de confiança com confiança.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A segunda, boa e necessária. Porém, extrapolar o limite do razoável pode ser fatal. Entrar muito convicto em uma tese errada é a receita perfeita para sair do jogo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5. Não aceitar que você pode estar errado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A coisa mais importante a se fazer quando você se encontra em um buraco é parar de cavar.” Warren Buffet

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não tem nada de errado em cometer um erro na hora da análise. Isso é algo comum e acontecerá corriqueiramente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O problema começa quando a tese começa a andar em outra direção, você retorna ao estudo, descobre que errou e, mesmo assim, por ter se apaixonado pelo case imaginário, acaba mantendo o investimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De fato, não é muito fácil descobrir sozinho que você está sendo dominado por vieses comportamentais. Porém, uma vez que consiga visualizar isso, é inevitável que você estude e mude o seu erro. Um pequeno buraco, se não concertado, pode causar um grande estrago.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dessa maneira, encerramos o nosso newsletter de hoje com um último recado: Cuidado com os vieses. Para ganhar dinheiro investindo, mais do que um retorno excepcional, é preciso continuar no jogo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comente essa publicação

Dúvidas? Fale conosco